CIDADE DE

Nova Petrópolis

Nova Petrópolis

Colonizada por imigrantes alemães, Nova Petrópolis cultiva seus costumes com muita força e representatividade, sendo uma das joias mais germânicas da Rota Romântica. A preservação da língua alemã, as danças e músicas folclóricas, os trajes típicos, a gastronomia germânica e a arquitetura enxaimel perpetuam a identidade trazida pelos desbravadores desta terra.

O potencial naturalmente turístico de Nova Petrópolis aliado à herança histórica e cultural deixada pelos imigrantes motiva diversos eventos. O Verão no Jardim da Serra Gaúcha, a Magia da Páscoa, a Feira de Arte e Artesanato, o Festimalha, o Festival Sabores da Colônia, o Festival Internacional de Folclore, o Festival da Primavera – Frühlingsfest e o Natal no Jardim da Serra Gaúcha são destaque na programação anual do Município.

Pontos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, a Torre de Informações Turísticas e o Moinho Rasche retratam a história do município e acolhem turistas com a hospitalidade característica da cidade.

Nova Petrópolis detém o título de Jardim da Serra Gaúcha por tratar-se de uma das cidades mais floridas da Serra Gaúcha, além de possuir exuberantes pontos turísticos naturais, como o Labirinto Verde, o Pinheiro Multissecular e a rampa de Voo Livre Ninho das Águias.

Os roteiros turísticos oferecidos são atrações imperdíveis. O Roteiro de Turismo Rural Alemães do Sul – Caminhos de um Povo proporciona o contato com o meio rural, suas dinâmicas e sua cultura recontando a emocionante epopéia dos Boêmios através de propriedades. O projeto Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado – reúne três roteiros de ecoturismo totalmente autoguiados por estradas e caminhos do interior do Município; Roteiro Mallakoff, Roteiro das Colônias e Roteiro Pinhal Alto compreendem a proposta turística de Nova Petrópolis. A Rota Cervejeira da Serra Gaúcha reúne as principais cervejarias da Região das Hortênsias em um roteiro único aos apreciadores.

O Roteiro Caminhos Germânicos – Natureza exuberante e uma história fascinante – reúne 15 empreendimentos que oferecem diversas opções de visitação, reunindo história, arte, gastronomia e passeios em meio a natureza; localiza-se entre Nova Petrópolis e Gramado, junto à RS 235, nas comunidades de Linha Brasil e Nove Colônias. Além disso, outros roteiros exploram o cooperativismo de crédito e agropecuário, que conferem à cidade o título de Capital Nacional do Cooperativismo. Aconchego, clima familiar e atendimento personalizado são destaque na rede hoteleira de Nova Petrópolis. Mais de 1.800 leitos estão à disposição de turistas e visitantes em mais de 30 estabelecimentos. Hoteis, pousadas, ecoresort e hostel oferecem as mais diversas opções em hospedagem.

Preservar e manter os costumes dos colonizadores alemães que desbravaram a Encosta da Serra e tornaram a Província de Nova Petrópolis um cartão-postal é uma grande missão, mas a preservação da cultura germânica tornará possível manter viva a Alemanha brasileira no pequeno município de Nova Petrópolis.

Dorneles Bertóglio, Kassandra –
https://www.novapetropolis.rs.gov.br/pagina/jardim-da-serra-gaucha