CIDADE DE

São Francisco de Paula

A história de São Chico, como é conhecida aqui na região, começa com os índios caáguas, da tribo dos coroados. Com a extinção destes, a cidade passou a ser caminho dos tropeiros, que circulavam entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. A cidade ainda possui aquele ar interiorano que a gente tanto gosta. Um local acolhedor, repleto de plátanos, povo calmo e que possui a tranquilidade como rotina.

São Francisco de Paula possui algumas das mais belas quedas d’água do Estado, tendo o turismo ecológico e de aventura como base pro crescimento local. Além do Lago São Bernardo, um dos cartões postais da cidade, os visitantes se encantam pela Livraria Miragem, o Hotel Cavalinho Branco, o Parador Hampel e o Paradouro Rota das Barragens.

Para os apaixonados por natureza, a Cascata da Ronda, o Parque Oito Cachoeiras, o Parque das Cascatas (conhecido como Lajeado Grande), o Parque da Cachoeira (conhecido como Passo do Inferno) e o Parque Estadual do Tainhas são algumas das principais opções na cidade.

Atualmente, com o crescimento turístico e econômico da Serra Gaúcha, muitos empreendimentos escolhem São Francisco de Paula como morada. A cidade recebe mais visitantes ano após ano, principalmente após o lançamento do primeiro parque de flores do Estado, o Mátria.

São Francisco de Paula está a 126 quilômetros de Porto Alegre e possui, em média, pouco mais de 6 mil habitantes.