Snowland promove I Camp Virtual de Patinação para atletas Sul-Americanos

A pandemia da Covid-19 vem mudando os hábitos e rotinas de todas as pessoas. E, em um momento que pede cautela, não seria diferente no esporte.

Pensando nisso, e na importância de manter os atletas protegidos, mas também atualizados, o parque de neve Snowland, localizado em Gramado, vai realizar o I Camp Virtual Sul-Americano de Patinação no Gelo, de 28 a 30 de maio.

Desenvolvido para patinadores e técnicos, o treinamento online acontecerá na plataforma Zoom, com tradução simultânea em português e espanhol, e será ministrado por profissionais da escola Shattuck-St. Mary’s, de Minnesota, nos Estados Unidos, centro de referência no mundo quando o assunto é esporte no gelo. “A instituição gostou da ideia e atendeu prontamente o pedido do Snowland para participar”, conta a diretora da escola de patinação do Parque, Cris Garcia.

Entre os grandes nomes que estarão dando treinamentos estão a atleta olímpica e única patinadora a realizar o salto mortal de costas, aterrissando em um pé, nos Jogos de Inverno de 1998 em Nagano, no Japão, Surya Bonaly, o diretor do Centro de Excelência de Patinação Artística no Gelo da Shattuck-St. Mary’s, Tom Hickey, a treinadora e coreógrafa do Ballet no Gelo de Nova York, Sarah France, e o treinador e seis vezes campeão de medalha de Ouro nos EUA em patinação artística, Peter Biver.

Até o momento, o Camp Virtual conta com 190 inscritos do Brasil, Argentina, Peru e Equador. “Esse evento será uma grande experiência para todos os participantes. Para os atletas, pelo conhecimento que irão adquirir e, para os profissionais da escola pela troca, pois é a primeira vez que fazem uma ação assim, online e focada na América Latina”, avalia.

Durante os cursos, além da execução, os atletas receberão conteúdos sobre os assuntos apresentados nas aulas, que terão 4 horas de duração e abordarão temas como: Técnica off-ice – saltos e piruetas básicas para iniciantes e saltos com múltiplas rotações e spins para nível avançado; Princípios de Alinhamento e Movimento; Flexibilidade e Amplitude de Movimento e Jazz Funk – o street-jazz.

Idealizadora do I Camp Virtual, Cris Garcia conta que a ideia nasceu a partir do projeto #ClassesAroundTheWorld, criado durante a pandemia do Cornonavírus. “Devido ao isolamento social, o parque fechou. Sentimos a necessidade de promover algo que mantivesse os atletas em atividade. Então, organizamos aulas online, com conteúdos atrativos”.

Até o momento, já foram realizadas 139 aulas, ministrada por 36 profissionais, dentre eles: o treinador do Parque, Eduardo Garcia, que trabalhou mais de 20 anos na Disney On Ice como capitão e assistente de direção, o diretor de Patinação Artística no Gelo da BieloRússia, Yuri Tishkow, a diretora de Casting e coordenadora de Produções da Disney On Ice, Chantal Stringer, a treinadora da equipe americana de Patinação Artística no Gelo, Bianka Szigyártó, a diretora esportiva do Complexo BodyZone de Reading nos EUA, Audrey Tunner, e o campeão brasileiro de Bobsled e esportista olímpico, Edson Binlatti.

Segundo o diretor executivo do Snowland, Paulo Mentone, a partir do resultado positivo obtido, surgiu a ideia do Camp. “Vimos que poderia ser algo maior. Encaramos o desafio e, em menos de 60 dias, a equipe desenvolveu o projeto. A expectativa é grande, pois é algo inovador e muito relevante em um momento em que precisamos estar seguros”, finaliza.