Central Telefônica

Central Telefônica é o equipamento que realiza as ligações (comutação) entre dois usuários (assinantes “A” e “B”) do serviço de telefonia.
Com o surgimento do telefone que foi criado em 1876, teve a necessidade, no decorrer do tempo, de se criar um sistema que fosse capaz de conectar todos os usuários, uma vez que a demanda inviabilizava a conexão direta entre as pessoas. Para resolver este impasse, criou-se em 1879 um sistema intermediador entre as ligações, denominado central telefônica ou central de comutação.
As primeiras centrais telefônicas que foram desenvolvidas usavam operadores/telefonistas (sistema manual) para transferência das ligações. Devido a problemas de sigilo nas conversações, houve várias tentativas de se desenvolver um sistema que não necessitasse de operadores.
No Brasil a primeira central telefônica automática foi inaugurada em 1922 na cidade de Porto Alegre.