Nova Petrópolis terá o “Jardim mais alto da Serra Gaúcha”

Nova Petrópolis detém o título de Jardim da Serra Gaúcha por tratar-se de uma das cidades mais floridas da Serra Gaúcha, além de possuir exuberantes pontos turísticos naturais, como o Labirinto Verde, o Pinheiro Multissecular e a rampa de Voo Livre Ninho das Águias. A partir de março de 2017, um novo atrativo movimentará o Município.

O “Jardim mais alto da Serra Gaúcha” e o Mirante do Menino Jesus de Praga serão opções de passeio em Nova Petrópolis. Destinado ao turismo religioso e de contemplação, o “Jardim mais alto da Serra Gaúcha” e o Mirante do Menino Jesus de Praga estão localizados no Morro da Fome – Hungerberg, um dos pontos mais altos da região, a 820 metros acima do nível do mar, na localidade de Linha Imperial, em Nova Petrópolis.

A propriedade sob o comando do empresário Juarez Ciro Rech permite um olhar de 360º ao horizonte, facilmente avistando-se o centro de Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha, por exemplo.

A imagem do Menino Jesus de Praga, trazida da Boêmia, região de origem dos imigrantes que se instalaram na Linha Imperial, abençoará os visitantes do Mirante.

A contemplação dos jardins que enfeitam o Morro da Fome será um convite à reflexão e conexão. “O “Jardim mais alto da Serra Gaúcha” e o Mirante do Menino Jesus de Praga integrarão o que pretendo chamar de Complexo Turístico Nova Petrópolis. Serão seis pontos de visitação, culminando no Morro da Fome”, disse Juarez Ciro Rech.

O passeio do Complexo Turístico Nova Petrópolis inicia na Linha Imperial, no Armazém da Rosa Mosqueta, onde há comercialização de produtos para o tratamento da pele. Segue pelo Armazém da História, onde conta-se as origens dos imigrantes vindos da Boêmia e há um memorial das primeiras cantinas da Serra Gaúcha.

Vai para o Armazém de Utilidades, onde o público encontra utilidades pessoais e domésticas à venda e pode apreciar o espumante da Rosa Mosqueta, acompanhado por lombo defumado e queijos. Culminado no “Jardim mais alto da Serra Gaúcha” e no Mirante do Menino Jesus de Praga. Rech iniciou, em 2006, a extração do óleo das sementes da Rosa Mosqueta, rosa silvestre de cinco pétalas originária das regiões montanhosas da Europa Central.

“Aqui no Morro da Fome temos a primeira e única plantação de Rosa Mosqueta do Brasil. São 13 mil mudas importadas da Alemanha, devidamente registradas no Ministério da Agricultura, em Brasília. Nossos visitantes ficarão maravilhados”, disse Rech. O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt e o secretário adjunto da pasta, Andreas Schumann estiveram no Morro da Fome – Hungerberg no dia 15 de fevereiro.

O empresário recebeu as autoridades para mostrar a formatação do roteiro previsto no Complexo Turístico Nova Petrópolis. “Fomentar o turismo, a indústria e o comércio é estratégia da Secretaria. A proposta de Juarez Rech contempla estes três aspectos e somos apoiadores de iniciativas propulsoras do turismo local.

O lançamento do Mirante do Menino Jesus de Praga e do “Jardim mais alto da Serra Gaúcha” darão início a um novo segmento turístico em Nova Petrópolis, o turismo religioso.

Nossas expectativas são as melhores possíveis”, pontuou o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt.